1º DIA – SÃO PAULO / CAIRO: Em horário acordado, embarque rumo ao Cairo.
2º DIA – CAIRO (Chegada): Chegada ao aeroporto do Cairo, assistência, transfer e jantar em restaurante local.
3º DIA – CAIRO (City Tour): City tour pelo Cairo onde conheceremos as Pirâmides de Gizé, a Esfinge e passaremos pelo sítio arqueológico no platô de Gizé. Este complexo de monumentos antigos inclui os três complexos de pirâmides, tal qual conhecido como as Grandes Pirâmides e a escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge. Nenhuma visita ao Egito está completa sem uma viagem através de suas galerias onde os tesouros do rei Tut Ein Khamon são exibidos, então visitaremos o Museu Egípcio que contém a coleção mais extensa do mundo de antiguidades faraônicas. Após, descanso.
4º DIA – CAIRO / LUXOR / EMBARQUE CRUZEIRO: Café da manhã no hotel e após, transfer e voo doméstico para Luxor. Visitaremos o Templo de Luxor. Luxor é o nome moderno do antigo Uaset, chamado Tebas pelos gregos, a bela capital durante o Novo Reino e o assento dos dois templos de Luxor.
O templo de Luxor, é uma jóia do Egito, construído por Amenhotep III e terminado por Ramsés II, surpreendido pela harmonia das proporções e a elegância de suas descobertas; O templo de Karnak é fascinante por sua grandeza e complexidade, repletos de detalhes tais como o Hypostyle Hall, uma floresta de 136 colunas que se eleva a mais de 20 metros, o elegante obelisco da rainha Hatshepsut, o “Salão de baile”. Após visitas, embarque no cruzeiro para jantar e pernoite.
5º DIA – CRUZEIRO / LUXOR / EDFU / CRUZEIRO: Tomaremos o café da manhã a bordo. Em seguida visitaremos o Vale dos Reis na margem oeste do Nilo; Prosseguiremos para o Templo da rainha Hatshepsut e Colossi de Memnon, as duas famosas estátuas na entrada do templo de Amenhotep III. Visitaremos também o Vale dos artesãos e Templo de Ramsés III (Habu). A margem oeste de Luxor, é a área dedicada a estruturas funerárias, porque o Ocidente, que é o local onde o sol se põe, foi considerado a terra dos mortos e a entrada para a vida após a morte.
No Cairo, os faraós do Novo Reino foram criados para cavar os seus túmulos na rocha e decorá-lo com belas pinturas; A Rainha Hatshepsut construiu seu templo mortuário, o Sublime do Sublime, uma arquitetura arquitetônica e desconcertante, extremamente ousada; Os Colossos de Memnon, sentinelas solitárias, testemunharam a glória e o esplendor do passado distante. Após, almoço à bordo do cruzeiro. Navegaremos até Edfu. Jantar e pernoite a bordo do cruzeiro em Edfu.
6º DIA – CRUZEIRO / EDFU / KOM OMBO / ASWAN / CRUZEIRO: Buffet de café da manhã a bordo. Visitaremos o Templo de Edfu no qual foi dedicado ao deus Horus. Construído durante o templo ptolemaico de Edfu é o templo mais preservado de todo o Egito, e é o exemplo clássico dos templos egípcios, onde todos os componentes são perfeitamente legíveis. Os relevos nas paredes retratam momentos importantes na vida religiosa dos antigos egípcios, mostrando o fundamento do ritual da luta de Horus (o deus a quem o templo é dedicado) contra Seth (o assassino do deus Osiris e símbolo das forças do caos e da desordem). Navegaremos rumo a Kom Ombo, onde visitaremos os templos de Sobek e Haroeris.
O templo de Kom Ombo foi dedicado a dois deuses, Horus o falcão e Sobek o crocodilo, e tem a característica especial da duplicação de todas as partes do próprio templo: entrada dupla, santuário duplo e assim por diante. Em ambos os templos, os blocos estão em excelentes condições, oferecendo um belo exemplo de Ptolomeu. Continuaremos navegando até Aswan. Jantar e pernoite a bordo do cruzeiro em Aswan.
7º DIA – CRUZEIRO / ASWAN / CRUZEIRO: Buffet de café da manhã a bordo. Visitaremos a represa alta de Aswan, cuja construção teve início em 1960 e foi concluída em 1971. É um impressionante feito de engenharia, com mais de 90 metros de altura. Seguiremos em direção ao Obelisco Inacabado situado na pedreira de granito do lado norte da cidade. Se tivesse sido concluído, seria o maior obelisco do antigo Egito.
O enorme Obelisco nunca foi finalizado porque durante a sua construção apareceu uma grande fenda em sua estrutura, e com isso foi descartado. Três lados do obelisco já estavam prontos e o que seria o quarto lado ainda estava ligado à rocha. A construção do Obelisco Inacabado se deu a pedido da rainha faraó Hatshepsut (1508-1458 aC) durante a XVIII dinastia. Após, almoço a bordo do cruzeiro. À tarde, passeio de Felucca pela Ilha Elefantina, Jardim Botânico e Agha Khan. Jantar e pernoite a bordo do cruzeiro em Aswan.
8º DIA – CRUZEIRO / CAIRO / CANAL DE SUEZ / SINAI: Buffet de café da manhã a bordo. Traslado ao aeroporto e embarque em voo com destino ao Cairo. Após chegada, transfer para Santa Catarina na Península do Sinai pelo Canal de Suez. Almoço no caminho. Chegada, check-in no hotel, jantar e pernoite em Santa Catarina (Sinai).
9º DIA – MONTE SINAI / MAR VERMELHO: Iremos ao Monte Sinai, lugar em que os dez mandamentos foram recebidos por Moisés, que possui 2285 metros de altitude. A subida será realizada com guias beduínos e o trajeto será feito durante a madrugada. Aos pés do Monte Sinai, visitaremos o mosteiro cristão mais antigo em uso, o Mosteiro de Santa Catarina. Pela manhã, retornaremos ao hotel para o café da manhã e seguiremos a um hotel-resort, às margens do Mar Vermelho para lazer e descanso no restante do dia.
10º DIA – MAR VERMELHO (descanso no resort): Dia de descanso no hotel-resort do Mar Vermelho.
11º DIA – MAR MORTO / JERICÓ / NAZARÉ: Café e saída logo pela manhã rumo à fronteira com Israel, na cidade de Eilat, cenário das antigas Minas do Rei Salomão e sítio da cidade bíblica de Etzion Geber. Prosseguiremos até o Mar Morto, ponto mais baixo do mundo e com a maior concentração de sal e, por isso, ninguém afunda. Haverá tempo livre para banho nas águas. Seguiremos até Jericó, sob o cuidado da autoridade Palestina, visitaremos o Sicômoro de Zaqueu, árvore em que o coletor de impostos subiu para ver Jesus e convertendo-se na presença Dele. Em seguida, iremos ao Monte das Tentações, onde Jesus foi levado durante sua provação. Terminaremos o dia em nosso hotel para jantar e descanso.
12º DIA – GALILEIA: Café da manhã e partida ao Monte Tabor. Após visita, seguiremos para o Monte das Bem Aventuranças, onde foi ensinado o Sermão da Montanha. Então, iremos a Tabgha, onde Jesus multiplicou os pães e os peixes e visitaremos a Igreja do Primado de São Pedro, lugar da confirmação de São Pedro. Continuaremos até Cafarnaum, onde visitaremos os restos da antiga sinagoga em que Jesus pregou e estabeleceu seu ministério.
No almoço, saborearemos o famoso “peixe de São Pedro”, pescado no Mar da Galileia. Logo após, realizaremos a peregrinação de barco pelo Mar da Galileia. Momento de oração e introspecção pessoal e vivência comunitária. Seguiremos ao Rio Jordão para renovar o Sacramento do Batismo. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
13º DIA – NAZARÉ / CANÁ / JERUSALÉM / BELÉM: Café da manhã e saída em direção a Nazaré, cidade da infância e adolescência de Jesus e a Basílica da Anunciação, onde Maria recebeu a visita do anjo Gabriel. Ao lado da Basílica, está a Igreja de São José, em que é possível visitar os restos da antiga carpintaria. Logo após, prosseguiremos em direção a Caná da Galileia, onde foi realizado o primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho, em uma festa de casamento. Aproveitaremos para renovar o sacramento do matrimônio.
Prosseguiremos até Jerusalém na Igreja São Pedro Gallicantu, Casa de Caifás, onde Jesus foi preso e açoitado antes da crucificação. Então, iremos ao topo do Monte Sião, onde visitaremos o Cenáculo (local da última ceia de Cristo com seus discípulos e do Pentecostes). Após, nos dirigiremos ao hotel para jantar e descanso.
14º DIA – BELÉM / JERUSALÉM / BELÉM: Café da manhã e saída bem cedo em direção à Igreja do Pai Nosso, Igreja da Ascensão e ao topo do Monte das Oliveiras, de onde teremos a belíssima vista da cidade velha de Jerusalém e da esplanada do templo. Descida a pé em direção ao Getsêmani, onde Cristo foi preso pelos romanos, à Igreja Dominus Flevit, onde Jesus chorou, e à Igreja das Nações.
Mais tarde, prosseguiremos a viagem em direção a Belém, atualmente dentro do território da Autoridade Palestina, onde almoçaremos. Em seguida, iremos ao Campo dos Pastores, onde o anjo do Senhor anunciou aos pastores o nascimento do Salvador, a Gruta do Leite, onde Jesus foi amamentado e a Igreja da Natividade, igreja cristã mais antiga do mundo, construída sobre a gruta onde Jesus nasceu. Haverá tempo para compras no comércio local, onde há um típico artesanato com madeira de oliveiras. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
15º DIA – BELÉM / JERUSALÉM / BELÉM: Café da manhã e então, seguiremos até a Piscina de Betesda, local de cura do enfermo paralítico. Próxima a Piscina, está a Igreja de Sant’Anna, casa dos avós de Jesus. A partir desse local, iniciaremos nossa Via-Sacra pela Fortaleza de Antônia, onde Jesus foi preso e julgado. Passaremos pelas 14 estações, até chegar ao Calvário, onde Jesus foi crucificado.
No mesmo local, teremos nosso momento de oração no Santo Sepulcro e na pedra onde Jesus foi embalsamado. Seguiremos ao Muro das Lamentações, último resquício que sobrou do Templo de Jerusalém na época de Cristo. Restante do dia livre para compras no mercado árabe: souq Khan Ez-Zheit. Retorno ao hotel para jantar e descanso.
16º DIA – TEL AVIV / SÃO PAULO: Café da manhã e em horário acordado traslado para o aeroporto de Tel Aviv e procedimentos de embarque com destino ao Brasil.
17º DIA – SÃO PAULO (Chegada no Brasil): Chegada no aeroporto de Guarulhos. Boas-Vindas a casa!